A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Fidélis, fundada em 31 de outubro de 1943, é uma sociedade civil com personalidade jurídica, de caráter apolítico e sem fins lucrativos, destituída de preconceito racial, religioso, de nacionalidade e todos os demais descritos no art.5º da Constituição Federal da República e adotará a sigla ACIASF e se regerá pelo presente Estatuto, Regimento Interno e Leis Vigentes no País.

COMO TUDO COMEÇOU

Em 1943, alguns comerciantes, se reuniram para criar uma associação que pudesse atender as necessidades dos comerciantes fidelenses. Precisamente em 28 de novembro de 1943 às 13:00hrs, estes comerciantes, reuniram-se para discutirem suas ideias com a finalidade de eleger a primeira diretoria e aprovação do Estatuto.

Na data de 05 de dezembro de 1943 às 14:00hrs foi eleita e empossada a primeira diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Fidélis.

Em 10 de dezembro de 1943, foi redigida a primeira Ata da reunião da diretoria, tendo como primeiro presidente o Sr. Osmar de Assis Maia.

Consta na Ata nº 3 de 27 de dezembro de 1943, que logo após a reunião, o Sr. Presidente Osmar de Assis Maia, autorizou o 1º tesoureiro, Sr. João Coelho da Silva, que efetuasse um depósito no valor de CR$500,00 (Quinhentos cruzeiros) no Banco Ribeiro Junqueira para a confecção do primeiro livreto contendo o Estatuto da Aciasf. O mesmo foi publicado no diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro número 3750 de 31 de dezembro de 1943.

A princípio, as reuniões ocorriam em diferentes endereços, provavelmente nas residências dos seus diretores. De 22 de Maio de 1945 até 16 de Janeiro de 1948, as reuniões passaram a ser efetuadas na sede provisória da Aciasf, na Rua do Sacramento, nº55. Em 04 de Setembro de 1944, foi registrado no Cartório do 2º Ofício da Comarca de São Fidélis, a doação do terreno, efetuada pelo Sr.Norival dos Santos Pereira e sua esposa Sra. Aristotelina de Araújo Pereira. A Associação Comercial de São Fidélis tornou-se proprietária do imóvel, situado a Avenida Sete de Setembro, nº2.

Em Ata nº 17 de 22 de setembro de 1944 o Presidente da Aciasf, Sr. Osmar de Assis Maia, e de acordo com a votação dos diretores presentes, solicitou ao secretário: “….fosse expedido um ofício ao associado Sr. Lúcio Mendes Gomes pedindo-lhe em termos corteses o obsequio de providenciar a desocupação do prédio, pelo mesmo ocupado, e de recente aquisição da Associação Comercial, em virtude da presente necessidade que esta organização tem no momento de organizar e adaptar a sua sede no imóvel ocupado…”

Dois anos se passaram para que, finalmente a Associação, tomasse posse do prédio. Porém, devido às péssimas condições. Consta em Ata nº36 de 06 de Setembro de 1946, que o mesmo deverá ser demolido para a construção da sua nova sede.

Em 02 de Julho de 1948 foi registrada em Ata nº1 a primeira reunião da diretoria em sua nova sede na Avenida Sete de Setembro, 144. Hoje nº 156.

 

Pesquisa efetuada por Nena Theophilo – ANO 2018