A data é lembrada sem esforço: 17 de janeiro de 1994. Foi nesse dia que os irmãos Cristiano e Francismar abriram as portas da Office Paper pela primeira vez. Francismar trabalhava como representante de uma empresa e percebeu a dificuldade de encontrar materiais para escritório e informática em São Fidélis. Foi assim que decidiram o ramo que investiriam.
“Eu tinha 2 fuscas e Cristiano ia comprar um carro. Resolvi vender os meus automóveis e ele direcionou o valor para o nosso projeto. Andamos a pé por 2 anos, mas conseguimos abrir a loja.”, conta Francismar.
Foi uma tacada certa. Sempre cautelosos e com a genética empreendedora do pai, Sr. Juca Vieira, que possuía um armazém onde vendia cereais e alimentos, os dois irmãos não eram “aventureiros”. Se preocuparam em pesquisar o mercado, estudar e participar de eventos e feiras do ramo para ganhar experiência e trabalhar de forma diferenciada na cidade.
Quando nasceu a Office Paper surgiram também diversas escolas particulares na cidade e o mercado não parou de crescer. As máquinas de xerox se tornaram uma aliada nos ganhos e no chamariz de clientes.
Sr. Juca, pai dos empresários de sucesso e mais 7 filhos, na época definiu, cheio de orgulho, a prosperidade da Office Paper como o “Robertão do Papel”, comparando a loja ao Supermercado Robertão, empreendimento referência em vendas no mesmo período.
E apesar de toda a humildade característica dos dois, eles queriam mais: com o tempo a loja passou a vender materiais de informática, brinquedos, e por volta dos anos 2000 surgiu a Adornare Presentes, com itens para lista de casamento e decoração. Os proprietários sempre fizeram questão de trabalhar com produtos de qualidade.
“Para nós não foi difícil porque o fidelense tem essa característica de gostar de coisas boas. O público da cidade é diferenciado. Até os fornecedores percebem isso. Os produtos que mais vendem são os de valor mais alto, porque têm qualidade e durabilidade”, comentou.
E como bons empreendedores, Cristiano e Francismar não param de inovar. A pandemia trouxe a necessidade de tirar do papel um projeto antigo: o e-commerce. “Até abril deste ano provavelmente estaremos atendendo também pelo nosso site. Ficamos surpresos com a dimensão das redes sociais. Hoje vendemos pra outros municípios e estados e nós temos preço para concorrer com grandes empresas. Com o site pretendemos ampliar ainda mais a possibilidade de negócios”, afirma.
A marca da Office Paper é o bom atendimento e, para isso, os proprietários investem em treinamentos e reuniões a cada 15 dias com os funcionários. Como forma de incentivo, durante a pandemia, os colaboradores passaram a ganhar comissão nas vendas.
” O fidelense é apaixonado por essa cidade. Já tivemos loja em outro município, mas nosso foco é aqui. Como São Fidélis não possui muitos empregos, os moradores investem na educação dos filhos e temos orgulho de fazer parte desse processo.” , concluiu Francismar